Oi feltreiras e feltreiros! O assunto da semana escolhido por vocês lá no grupo foi esse: Como fechar minha peça depois de preenchida com a fibra deixando-a com um bom acabamento?
Acho que essa é uma dificuldade de muitas pessoas que começam a trabalhar com o feltro. Na hora de fechar aquele pedacinho que deixamos aberto para preencher com a fibra o bicho pega. Os pontos ficam diferentes, a peça fica torta, fica faltando fibra. Isso acontece com todo mundo, não se desespere! Às vezes eu tinha vontade de jogar o trabalho pela janela! Fazia tudo com o maior capricho e quando ia fechar, que lástima.
Hoje eu vou tentar ajudar vocês com dicas para esse acabamento ficar bem feitinho e bonito. Vamos lá?
Para sua peça ficar certinha, bem preenchida, sem rugas e com um bom fechamento você precisa dedicar toda a atenção em alguns passos:
(costurei a nuvenzinha com a linha azul para ficar mais visível, espere que dê para visualizar bem)
Pontinhos sempre do mesmo tamanho:
Faça os pontinhos do seu caseado com a mesma altura e largura. Preste também atenção nas curvas do molde, procure sempre colocar um pontinho bem na curvinha como indica a imagem.
Depois de um tempo caseando você vai determinar o tamanho do seu ponto, se gosta e tem mais facilidade de fazer pontinhos maiores e mais largos ou se prefere o micro caseado. A proporção de tamanho só vem mesmo com o treino. No início você conseguirá, mas com muita calma. Costurou um pouquinho, olhe a proporção, ficou torto? Desmanche e faça novamente. É um bom treino. Em pouco tempo o tamanho se torta automático. Não se iluda e nem fique desanimada… Nenhuma artesã começou a casear automaticamente com pontinhos perfeitos.
Preencher com bastante fibra:
Caseie a peça deixando uma boa abertura na parte inferior. Dica: tente fechar sempre por baixo, ou por algum local que por cima irá acabamento (lacinho, florzinha, etc), assim você minimiza qualquer pequena imperfeição e arremate de ponto.
Sem medo de ser feliz porém com cuidado para não esgarçar o feltro da abertura e nem os pontinhos, vá preenchendo aos poucos a peça, empurrando a fibra para todos os cantinhos com a ajuda de uma tesoura ou outro material. Aconselho sempre o preenchimento em cima de uma superfície onde você consiga apoiar a mão sobre a peça fazendo pressão, e ir preenchendo com a outra (desculpem pelas fotos, estava sozinha e não consegui mostrar melhor esse paço). Dessa forma a fibra se ajeita melhor e sua peça fica uniforme.
Segurar, casear e preencher para fechar:
Eu cometia dois erros que eu creio que sejam os mesmos de algumas pessoas que estão começando e reclamam que o fechamento fica feio. Primeiro deles, eu deixava a abertura pequena e isso acabava por esgarçar mesmo que de leve o feltro enquanto eu preenchia. Segundo, depois que eu achava que a peça já estava bem cheia eu simplesmente ia caseando sem continuar a colocar fibra ou colocando quase nada.
O resultado era um acabamento torto, os pontos esquisitos pois o feltro estava esgarçado (o mínimo que for já dá diferença) e quase sempre depois de arrematar eu via que faltava fibra e que a peça ficava enrugada nessa parte do acabamento.
O que fazer? Como já falei anteriormente, deixe uma abertura maior para preencher. Quando você estiver satisfeita com todos os cantos, quando perceber que a peça está bem durinha de fibra, segure com firmeza a abertura unindo as duas partes (empurrando um pouquinho dessa fibra para dentro) e comece a casear. Segurando assim você consegue fazer os pontos mais certinhos pois pega os dois lados do feltro na mesma direção. Caseie um pouco com todo capricho, pare e preencha com mais fibra esse cantinho que costurou. E continue caseando e preenchendo, acertando a fibra por dentro da peça com a ponta da tesoura até o mínimo buraquinho. rs.
O resultado será uma peça preenchida de maneira uniforme e o fechamento quase que imperceptível. Esse é o resultado da nuvenzinha pronta. Fiz rapidinho para exemplificar para vocês e peço desculpas por não ser uma peça mais elaborada.
Como presente deixo a seguir o molde dessa nuvenzinha fofa para vocês treinarem! Peças assim cheia de curvinhas são boas para praticar.
Se você ainda não faz parte do grupo lá no Facebook, clique aqui para participar. Estaremos conversando mais sobre esse tema por lá!
Beijos no coração e até semana que vem!