Quantcast
Channel: Mamãe Arteira
Viewing all articles
Browse latest Browse all 39

Trabalhar em casa: minha experiência e rotina

$
0
0

Publiquei esse post lá no blog Mama Craft ano passado mas resolvi postar aqui também para quem acompanha o blog Mamãe Arteira e me envia mensagens perguntando sobre rotina de trabalho.
De uns meses pra cá mudei um pouco minha rotina pois estou trabalhando em outra área e não apenas com o feltro, mas continuo trabalhando em home office, ou seja, o planejamento e organização continuam funcionando independente da área =)
….
Trabalhar em casa foi uma opção minha a partir do momento em que percebi que não poderia ficar longe das minhas crias. Foi uma decisão muito bem pensada mas mesmo assim confesso que não fazia ideia do que viria pela frente. Nesses 7 anos de Leonardo e 5 de Felipe já pensei em desistir várias vezes. É complicado conciliar todas as tarefas diárias.

Trabalhar em casa  principalmente com criança é para os fortes! E eu arrisco a dizer que tem dias que morro de inveja de quem sai para trabalhar todas as manhãs, e pode se dedicar tranquilamente em um projeto, que consegue conversar com outras pessoas, mudar o foco um pouco, entre outras coisas.

Em casa além dos assuntos profissionais você tem o marido que vem almoçar, a casa, o cachorro, o gato, o periquito pra dar conta. Você tem o filho que está com uma sede do Saara e não pode esperar 5 minutos.

Então hoje resolvi falar um pouquinho de como eu me organizo aqui para dar conta da casa e do trabalho ao mesmo tempo. Completaram 3 anos e meio que não tenho uma boa alma pra me ajudar nos afazeres domésticos. Pois bem, até já me acostumei e hoje até gosto da liberdade que tenho, sem ter uma pessoa dentro da minha casa, rs. Enfim, sou eu mesma na labuta diária.

No início eu queria abraçar o mundo de uma vez, queria limpar a casa, cozinhar, dar banho no filho, passar roupas e costurar uma boneca ao mesmo tempo! Conclusão: não dá! Não rola! Eu só me estressava.

Mas eu desisti? Não! Foi aí que descobri o segredo! PLANEJAMENTO e FOCO.

Primeira coisa muito importante: Trabalhar em casa não significa não ter horários a cumprir. É necessário seguir horários sim e principalmente fazer com que as pessoas da sua casa entendam isso e respeitem. Trabalhar picado não rende! Então você precisa organizar seu dia pensando nas horas que você pretende se dedicar ao ateliê.
“Ah, mas meu filho é pequeno, ainda não vai para a escola!” Ok, impossível desligar o filho às 12:00  e religar às 18:00 né? Mas tente mesmo assim manter um horário, monte lá no ateliê um cantinho pra ele brincar e desde sempre mostre que você está lá com ele, mas que está trabalhando e que aquilo é sério.
Dá super certo! Chego a me emocionar quando escuto meus filhotes hoje já maiores dizendo: “Mamãe está trabalhando, daqui a pouco ela vem pegar (seja lá o que eles queiram na hora)”.
Outra coisa, pare quando precisar mas não perca o foco, não se distraia.
Eu era fera em me distrair quando meu mais novo era bebêzinho. Eu ia dar de mamar, e perdia a noção do tempo na internet, e o que acontecia? Eu louca pelas madrugadas pra dar conta das encomendas.

Bom, no meu caso eu precisava me planejar para organizar minhas tarefas de casa and filhos e o trabalho no ateliê, mas você planejará seu dia de acordo com a sua rotina. Algumas trabalham meio período fora, outras estudam, enfim…

No caso de quem cuida da casa como eu fiquem a vontade para testar o meu planejamento. Vejam só, é só um exemplo da divisão ok? Cada uma sabe onde o calo aperta ou quando as coisas estão mais tranquilas para realizar as tarefas, mas eu divido assim e me ajuda bem.

LIMPEZA:
Dois dias seguidos do mês: faxina pesada
Aquela que você limpa rejunte até não querer mais, esfrega parede, quase se mata sufocada com tanto cloro, etc e tals.

Depois de 15 dias: banheiros e cozinha
Banheiros e cozinha não dá pra não “limpar bem limpado” pelo menos duas vezes no mês né? Nesse dia eu trabalho no ateliê se sobrar tempo, então deixo esse dia como não trabalhado.

Todos os dias: arrumo cama, lavo louça, dou aquele “tapa”.

Dia sim dia não: varro e passo pano.

Uma vez por semana: lavo a sacada

ROUPAS:
Uma vez por semana (início): troco a roupa de cama e toalhas e lavo a maior quantidade de roupas que eu conseguir. Como não sou escrava do tanque coloco praticamente tudo na máquina e é só esperar. Salvo as meias dos meninos e panos de prato que eu deixo de molho e dou uma esfregadinha básica (santo vanish white, omo líquido, ariel e dicas de vó).

Uma vez por semana (final): Passo (tento) roupas. Odeioooo com todas as minhas forças passar gente! Daí que tem semana que passa batido, confesso, e vou passando conforme a necessidade. Para ajudar, quando lavo penduro camisas sociais em cabides e não uso pregador em nada.

COMIDA:
Marido vem almoçar em casa todos os dias e leva os meninos para a escola. Então eu tento ser prática no fogão. Não sou amante mas me viro bem. Então por aqui arroz e feijão tem praticamente todos os dias, apenas um dia na
semana eu faço uma massa. Tendo o arroz com feijão, a “mistura” como diz minha vózinha, eu vou no prático e rápido, carne de panela, frango, legumes cozidos, etc e tals. E com os “soborôdontê” (as sobrinhas boas) faço bolinho de arroz, torta salgada e por aí vai. Mas é claro que tem dia que não estou com saco e vamos de cachorro quente e pizza por exemplo.

Tirando os dias de faxina pesado, em todos os outros eu costumo fazer tudo na parte da manhã, tipo mulher polvo mesmo: “tapa” na casa, comida, lição de casa, roupa na máquina (bisbilhotar o face, matracar com as amigas pelo zapzap) e tralálá. Dá tempo? Dá! Desde que você acorde cedo é claro!

Quando marido e filhos saem eu lavo a louça e começo a trabalhar no ateliê e daí vou até às 19:00. Horário que geralmente eles chegam. Ou seja, lembram lá em cima quando falei de seguir horários? Sento no ateliê às 13:30 e vou até às 19:00. Tempo suficiente para render muita coisa. Mesmo marido estando em casa eu fecho a porta e tchau! rsrs…

Noites e finais de semana eu procuro sempre não trabalhar e curtir minha família, mas é claro que às vezes algum contratempo acontece durante o dia (como eu dormir mais do que deveria por exemplo kkk, semana de provas dos meninos etc.) e daí o trabalho se estende pela madrugada ou pelo sábado. Não tente ser ninja e não se sinta frustrada quando isso acontecer! Faz parte!

Fácil? Não! Corrido? Sim! Mas é costume, com o planejamento nos eixos a coisa flui e você se sente bem, com a sensação de dever cumprido!

Para quem conseguiu chegar até aqui que eu possa ter ajudado de alguma forma.

Beijos no coração. Até a próxima!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 39