Oi gente! Hoje decidi escrever esse post atendendo as mensagens que recebo de meninas pedindo dicas, querendo saber quais os materiais utilizados para começar a trabalhar com o feltro e tecidinhos, quais materiais eu uso, como comecei, enfim.
Para começar quero dizer que não sou expert no assunto, mas acho que consigo passar algumas coisas legais para vocês que estão iniciando, não tenho a necessidade de esconder como trabalho e ajudar dessa forma será um prazer, pois o início é sempre um pouco difícil.
Eu comecei fuçando! rs… Nunca fiz cursos, mas procurei dicas na net, sai para comprar agulha, linha, feltro e coloquei a mão na massa sem medo de ser feliz. Duas artesãs foram e são minhas principais inspiradoras. A Érica Catarina do ateliê Ei Menina! e a Fernanda Lacerda do Boutique do Feltro . Sou apaixonada pelo trabalho e pelas pessoas que são.
Todos os meus trabalhos em feltro são costurados a mão, sem ajuda da máquina de costura. Ganhei uma máquina da minha mãe e estou treinando, quero muito usá-la para criar coisinhas em tecidos, mas em feltro ainda prefiro a costura manual.
SOBRE O FELTRO
O feltro é chamado de “Tecido não Tecido”, ele é produzido através da junção de fibras, na maior parte sintéticas (poliéster ou acrílico) através do processo de fricção e não por meio de tecelagem, como nos tecidos em geral, daí o termo “não tecido”. No mercado existem alguns fabricantes de feltros, eu costumo usar o da marca Santa Fé pela qualidade.
Qual o lado direito? Qual o avesso?
Na realidade não existe uma regra, eu considero o avesso (onde se risca o molde) o lado com mais furinhos, o lado cuja trama não é tão lisinha. Mas existem artesãs que utilizam esse lado mais furadinho como o direito pelo fato dele criar menos bolinhas com o tempo. Como eu não trabalho com aplicação em peças que serão lavadas, ou peças que serão muito manuseadas, utilizo o lado mais lisinho como direito.
SOBRE AGULHAS E LINHAS
Quanto as agulhas eu utilizo as de costura comum, uso a numero 7.
Quanto as linhas em quase 100% dos meus trabalhos uso meadas. Aquelas que são usadas para fazer ponto cruz sabem? As cores são praticamente infinitas e o fio vem com 6 linhas (confuso? espia na foto), por isso rende muito. Para o caseado eu utilizo um só fio, tem gente que usa fio duplo, isso fica a seu critério, particularmente acho que o ponto feito com um só fio fica mais delicado e miudinho.
Existe também outro tipo de linha que muitas artesãs utilizam, chamada linha de pesponto. O fio é mais grossinho do que as de meadas. Eu a utilizo em trabalhos maiores, em bases de guirlandas e para bordar nomes, ou detalhes.
SOBRE TESOURAS
A dica para um corte bem feito é a tesoura estar bem afiada. Tenho uma de ponta bem fininha para cortar linhas nas peças e recortar coisinhas miúdas, uma para cortar os moldes, outra para cortar tecido e outra para feltro. Procure ter uma para cada finalidade, assim o corte não se perde fácil.
SOBRE CANETAS E LÁPIS PARA RISCAR O FELTRO
Eu não uso nenhuma caneta especial para riscar, uso caneta comum mesmo. Até pouco tempo riscava com caneta tipo Bic, daí comprei um jogo de canetas de ponta bem fininha da marca Stabilo e me apaixonei!
O segredo para um trabalho bem acabado é recortar toda marca de caneta, mas se você preferir existem canetas que riscam e apagam e giz próprios para costura.
SOBRE ENCHIMENTO
Para encher as peças, deixa-las fofinhas, na grande maioria dos trabalhos utilizamos a fibra siliconada, ou fibra de poliéster. Compro sempre da marca Santa Fé, em cada pacote vem 1kg de fibra, rende bastante.
SOBRE MOLDES
Existem muitos e muitos moldes grátis disponíveis na net, mais um tantão de apostilas lindas de viver para comprar, além de você mesma poder desenhar seu molde. Busque o que mais lhe agradar e sempre transfira os desenhos para um material mais resistente, como o acetato ou papel craft.
Num próximo post posso mostrar como organizo meus moldes. Organização é o segredo para fazer o trabalho render.
SOBRE O CASEADO
Gente, difícil não é! Agora pontos lindinhos e certinhos você só vai conseguir com muito treino! Pega lá um pedaço de feltro e costure a vida toda! Só assim você vai conseguir pontinhos miudinhos e todos iguais. Minhas primeiras peças ficaram o óh do bórógodó, mas a prática vai aperfeiçoando.
Tem um vídeo que assisti lá no blog da minha musa Érica Catarina (não é ela no vídeo viu gente, ela postou certa vez, tem um tempão já), e foi um dos mais simples e bem claros de como fazer o ponto. Aprendi por ele, para quem quer aprender vale assistir:
SOBRE COLAS
Utilizo a cola quente quase que em 100% das vezes. Mas ela não suja a peça? Não, se você tiver cautela e capricho dá super certo. Só uso a de silicone no caso de ter de aplicar algum detalhe bem miudinho onde talvez a cola quente possa estragar minha peça.
Bom, acho que por hoje falei bastante né? rs.
Tenho outras dicas já em mente mas quero saber de vocês, quais as dicas ou assuntos vocês gostariam que eu abordasse aqui no blog? Me contem, o que eu souber repasso com certeza, o que eu não souber corro atrás para aprender e passo para vocês! Bóra evoluir juntas?
Beijos e abraços, até a próxima!