Oi feltreiras e feltreiros! A pergunta que mais recebo por mensagens é a de como eu faço para deixar as minhas guirlandas mais “gordinhas” do que o modelo slim normal e como eu faço para deixa-las bem lisinhas e redondinhas.
Vou dizer para vocês que já testei várias maneiras de confeccionar e já me estressei um tanto até chegar nesse modelo que eu uso. A técnica é a da guirlanda slim da Fernandinha Lacerda, porém criei tamanhos diferentes de bases para que o tecido e o recheio que eu escolhi (que deixa a guirlanda mais fofinha) ficassem certinhos e não me desse dor de cabeça na hora de casear.
Pois bem, estava eu confeccionando mais uma guirlandinha e pensei, vou fotografar para depois ensinar as meninas! E cá estou eu, vamos lá!?
Moldes:
Vamos criar dois moldes. O primeiro círculo com 30 cm, é o que vocês irão utilizar para riscar os recheios da guirlanda. O outro molde, o círculo de 31 cm, um pouquinho maior, vocês irão riscar os tecidos e feltros.
A imagem abaixo é ilustrativa, apenas servirá de guia de medidas para vocês confeccionarem os seus moldes.
Os meus moldes eu recortei em um papel cartão. O ideal é que seja um material mais firme para facilitar o risco, mas vocês podem utilizar o material que desejarem.
Confeccionando o recheio da guirlanda:
Com o molde da circunferência de 30 cm, risquem e recortem:
01 vez no papelão (eu utilizo caixas que pego no supermercado)
02 vezes na manta acrílica R2
01 vez na manta acrílica grossa de 2 cm de espessura (eu não sei se existe um nome específico para essa manta, sempre compro com o nome de manta grossa, rs. Se souberem me avisem que eu edito aqui no post)
A dica que eu dou já nessa primeira etapa para a guirlanda ficar bem redondinha, é recortar com precisão e no mesmo tamanho todos os círculos. Procurem deixa-los o mais redondinho e certinho possível.
Tudo recortado! Agora vamos montar o recheio. Passem cola de silicone líquida no papelão e por cima colem o círculo de manta grossa, tomando o cuidado de centraliza-los muito bem.
Feito isso, vamos colar as duas camadas de manta R2 também com a cola de silicone líquida, uma por cima da manta grossa e a outra por baixo do papelão.
Pronto, esse será o nosso recheio. Mas esperem, tem mais uma dica, pegue lá seu ferro de passar! Pode parecer bobeira, mas ele ajuda e muito a deixar tudo no seu devido lugar, sem ondulações na manta e etc. (não esqueça de deixar no modo a vapor, ou colocar um paninho por cima para não grudar).
Agora sim! Tudo passadinho? Deixe quietinho o recheio e bóra costurar os tecidos e feltros.
Montando os tecidos da guirlanda:
Escolham os tecidos e feltros que irão utilizar. Supondo que vocês escolheram dois tecidos diferentes para a frente da guirlanda, vamos começar pelo risco.
Utilizando o molde da circunferência maior, dobrem ao meio e risquem: metade em um tecido e outra metade no segundo tecido.
Agora atenção, espiem na foto, o final do molde é onde vocês estão vendo o traço pontilhado. Porém, para podermos fazer a junção com a costura dos dois tecidos precisamos de mais um pedacinho, então vocês devem medir e riscar mais 1 cm de cada lado.
Riscados os dois tecidos, peguem lá suas termolinas leitosas hehe, e com a ajuda de um pincel ou um cotonete mesmo, passem em todo o risco dos tecidos (não há necessidade de passar naquele traço pontilhado, pois é lá que vamos costurar) e deixem secar.
Secou bem? Hora de recortar! Daí vai mais uma dica, recortem com todo cuidado do mundo para manter o círculo bem certinho. Pode parecer exagero da minha parte, mas não é, se o risco do recorte ficar torto o mínimo que for, garanto que vai aparecer depois da base caseada.
Depois de recortadas, vamos unir as duas partes. Se vocês mediram certinho aquele 1 cm, as partes encaixam perfeitamente e daí é só unir direito com direito do tecido e alfinetar.
Feito isso é só passar a costura naquela linha tracejada, lembram? Eu faço minha costura a mão, utilizando o ponto alinhavo bem miudinho. Mas vocês podem utilizar a máquina de costura sem problemas.
Unidas as duas partes é hora de acertar a costura e passar, passar muuuito bem os tecidos. Sim, eu tenho desespero de tecido amassado. Mas esse desespero me fez descobrir a diferença no acabamento de uma guirlanda com o tecido passado e uma com o tecido não passado. Vão por mim, passem tudo! hehe…
No verso da guirlanda eu utilizei dois tons de feltro também. Como os tecidos são bem distintos tive de casear cada metade com uma cor de linha. Se eu usasse um círculo de uma única cor o acabamento ficaria feio. Mas no caso de uma guirlanda com um só tecido, ou tecidos com o fundo parecido, onde vocês possam utilizar a mesma tonalidade de linha, o círculo de feltro atrás da guirlanda pode ser único.
Vamos lá então. Para formar as partes que irão “encapar” o nosso recheio vocês terão de ter (lembrando que todas essas partes devem ser feitas com o molde do círculo maior): um círculo dos tecidos (que será a frente da guirlanda), um círculo de feltro branco (ele faz fundo para nossos tecidos, deixando-os com uma cor mais bonita além de nos ajudar no caseado) e por último um círculo das duas partes de feltro (que será o verso da guirlanda).
Centralize bem todos os círculos, ajeite todos os cantinhos e alfinete perto do círculo interno. Tudo precisa estar alinhado para o tecido não repuxar, ou ficar torto. Essa parte é trabalhosa, merece toda dedicação do seu coração, rs.
Depois de tudo alfinetado, é só casear o círculo interno. Nas guirlandas, é muito importante não apertar os pontos e manter o tamanho e a distância entre eles, pontos tortos e apertados resultam em guirlandas tortas ou com a bordinha toda enrugadinha.
Quanto ao tipo de linha, eu utilizo apenas um fio de linha normal de costura. Como as partes se encaixam bem e não iremos colocar fibra por dentro da guirlanda, não existe a necessidade de ser uma linha mais reforçada. Um só fio de linha trás um acabamento muito mais delicado na peça.
Caseado o miolo, agora vamos pegar o recheio que confeccionamos lá no início, encaixe o mesmo entre os tecidos de acordo com a imagem abaixo, ou seja, a sequência será: tecido, feltro branco, recheio e o feltro do verso da guirlanda.
Com a ajuda do ferro de passar (olha meu amigo aí novamente hehe), vá acertando o tecido no recheio. Aqui a paciência também entra em jogo, tenha calma, parece que nunca que esse tecido todo embolado vai ficar retinho, mas ele fica!
Antes de alfinetar a guirlanda para casear não podemos esquecer da alça que irá servir para pendurá-la. Eu utilizo uma faixa de tecido, mas vocês podem utilizar o que desejarem, uma fita, uma argolinha, etc. O modo de fixar será basicamente o mesmo. Ela será fixada no verso da guirlanda na última camada do recheio.
Tomem o cuidado de centralizar a faixa, para isso eu primeiro alfineto e penduro para ver se está certinho. Estando no lugar ideal, fixo com um pouquinho de cola quente nas duas pontinhas.
Faixinha no lugar, agora é alfinetar toda a guirlanda perto da borda externa com muito amor e carinho. Alfinetado? Peguem novamente o nosso amigo inseparável senhor ferro, e dê mais uma acertadinha no tecido. Pessoal, parece maluquice minha (será? rs), mas ele é nosso aliado para a guirlanda ficar assim lisinha.
Partiu casear? Agora é só ir costurando, lembrando de não apertar os pontos, manter tamanho e distância e colocar todo o seu coração nessa etapa.
Uma dica, coloquem a guirlanda nessa posição no colo, vão segurando as bordinhas e caseando. Já tentei de várias maneiras, mas essa foi a que mais facilitou.
Verso da guirlanda. Também retinho e bem feitinho.
E esse foi meu passo a passo pessoal. Espero de coração que ele possa ajudar vocês de alguma forma.
Qualquer dúvida podem deixar suas mensagens aqui nos comentários que eu respondo sempre que puder, tá bom?
Se der certo ficarei feliz em saber e ver o resultado de vocês! Me chamem que irei amar!
Beijos e fiquem com Deus!